Em Rondônia 11 municípios já aderiram a municipalização do trânsito a intenção do governo do Estado é que os 52 municípios tornem parte desse processo, aderindo ao projeto de municipalização, integrando o município ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT, criando. Na sexta-feira, 16 a diretora geral adjunta do Departamento Estadual de Rondônia – Detran Rondônia esteve reunida com o gerente Municipal de Trânsito, sargento Reginaldo dos Santos Oliveira, com o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, João Batista e com as agentes municipais de trânsito, Valdinei Adriano Gonçalves e Lidrane de Souza Siqueira.
Durante a reunião a diretora adjunta do Detran Rondônia, Benedita de Oliveira, tirou dúvidas sobre criação de Conselho de Trânsito, convênio com a Polícia Militar. Também foram tratados sobre o convênio 006/2022 da prefeitura de Rolim de Moura com o Detran sobre sinalização de trânsito. O Governo do Estado, por meio da Autarquia de Trânsito tem buscado entendimento junto aos prefeitos e autoridades municipais de trânsito para trabalharem o trânsito dentro da realidade do município, levando em conta o número de habitantes e desenvolvendo projetos que atenda ao pedestre, à circulação, estacionamento, parada de veículos e implantação da sinalização, de forma direta às necessidades da população.
Outro tema discutido foi o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans que tem por objetivo articular com outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, instituições governamentais, setor privado e sociedade civil organizada alinhamento de áreas e setores distintos em torno do objetivo que é reduzir o número de mortes no trânsito.
Foi delegado a diretora geral adjunta do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, Benedita Aparecida de Oliveira conforme Portaria n. 782 de 26 de abril de 2022 para realizar as ações do Pnatrans no Estado e dando seguimento ao trabalho realizou reuniões técnicas de 13 a 16 em Colorado do Oeste, Vilhena, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Rolim de Moura.
Benedita de Oliveira explica que o Pnatrans é dividido em seis pilares que são: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; e Normatização e Fiscalização. “Os órgãos que compõe cada pilar de atuação irá agrupar as ações prioritárias e devem ser monitoradas a partir de metas e indicadores específicos”, disse.
Ela enfatiza a importância do envolvimento de todos, pois o plano é complexo e estão previstas avaliações anuais do cumprimento das metas para garantir os avanços das políticas públicas que resultam na redução das mortes no trânsito. Benedita Oliveira, ressalta que o Pnatrans não é uma ação do Detran Rondônia e sim de todos os órgãos envolvidos e da sociedade, pois todos fazem parte do trânsito.
O gerente de Trânsito de Rolim de Moura, sargento PM Reginaldo dos Santos Oliveira agradeceu a diretora adjunta do Detran Rondônia, Benedita de Oliveira, pois a reunião foi de grande ajuda. O chefe da Ciretran de Rolim de Moura, João Batista também destacou a importância da presença da diretora adjunta indo pessoalmente nas localidades para discutir a Municipalização de Trânsito e o Pnatrans que são assuntos complexos e precisam ser debatidos e compreendidos pelos gestores e pela sociedade.