Uma explosão em uma refinaria de petróleo deixou ao menos dois mortos, nove feridos e três desaparecidos, nesta segunda-feira (9), em Florença, Itália.
O acidente ocorreu em uma área onde petroleiros reabastecem. Bombeiros e policiais atuam no local, segundo a ANSA, agência estatal de notícias do país.
O Departamento de Proteção Civil emitiu um alerta para um raio de 5km da área da explosão para moradores não se aproximarem do local, além de deixarem as janelas das residências fechadas.
A explosão fez com que um forte cheiro se espalhasse, devido aos componentes do petróleo. As autoridades que atuam na emergência receberam máscaras para proteger as vias respiratórias.
“Ouvimos uma grande explosão, todos os vidros se estilhaçaram e as prateleiras caíram no chão. Saímos apavorados para nos proteger e entender o que havia acontecido. Alguém pensou que tinha jogado uma bomba, como na guerra”, disse um dos trabalhadores para a ANSA.
Fábrica de Calenzano
De acordo com a Ansa, a refinaria atuava com a recepção, armazenamento e produção de gasolina, diesel e óleo (querosene).
Segundo a Instituo Superior de Proteção e Pesquisa Ambiental (Ispra) da Itália, os itens inflamáveis eram guardados em tanques atmosféricos cilíndricos. Esses tanques não teriam sido atingidos.

Fonte: Sbtnews