O serviço de transporte coletivo foi restabelecido na manhã desta quinta-feira (16) em Porto Velho (RO). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano de Rondônia (Sitetuperon), atualmente, apenas 50% da frota de ônibus está operando na capital, com horário limitado das 7h às 18h.
Suspensão do Serviço Devido a Ataques Criminosos
A interrupção do transporte teve início na última segunda-feira (13), em decorrência de ataques a ônibus em Porto Velho e Candeias do Jamari. Esses atos de violência foram atribuídos a uma facção criminosa como resposta a operações policiais realizadas no residencial Orgulho do Madeira, localizado na zona Leste da cidade.
Um dos incidentes mais alarmantes envolveu um grupo de oito criminosos encapuzados e mascarados que tentaram incendiar um ônibus no conjunto habitacional. O motorista conseguiu controlar as chamas utilizando extintores, evitando danos maiores.
Na quarta-feira (15), a Companhia de Ônibus Municipal (COM) havia comunicado a retomada parcial das operações com 56 veículos. No entanto, algumas horas depois, o serviço foi novamente suspenso devido a preocupações relacionadas à segurança de passageiros e trabalhadores.