A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, capital da Itália. Ela estava foragida da Justiça brasileira desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, por envolvimento no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil. Segundo a pasta, Zambelli estava incluída na lista da Interpol como foragida internacional, e sua captura ocorreu após colaboração das autoridades italianas.
A localização da deputada foi revelada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que publicou nas redes sociais o endereço onde Zambelli estaria escondida. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu o parlamentar na plataforma X (antigo Twitter), na noite de segunda-feira (28).
Após a confirmação do local, agentes da polícia italiana foram ao apartamento e realizaram a prisão. O Ministério da Justiça já havia formalizado o pedido de extradição, e agora aguarda os trâmites legais para que Zambelli seja devolvida ao Brasil para cumprir sua pena.
Até o fechamento desta edição, a defesa da parlamentar não havia se manifestado. Zambelli, que ganhou notoriedade como aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, é acusada de envolvimento direto com hackers responsáveis por acessar indevidamente o sistema do CNJ.
Fonte alertarondonia