Bombeiros estão combatendo um incêndio florestal de rápida propagação na Califórnia, que já queimou milhares de hectares, danificou e destruiu diversos prédios em uma cidade histórica da Corrida do Ouro após ter se iniciado em uma tempestade de raios na terça-feira (2).
Conhecido como Incêndio 6-5, o fogo forçou a fuga de mais de 300 pessoas na pequena cidade de Chinese Camp, ou Campo Chinês na tradução literal, no Condado de Tuolumne, e arredores, enquanto continuava a se espalhar descontroladamente na quarta-feira (3), informaram autoridades.
A área devastada pelo Incêndio 6-5 ocupa um lugar importante na história dos EUA.
A Corrida do Ouro na Califórnia trouxe milhares de mineradores chineses para os Estados Unidos, onde enfrentaram sentimentos anti-imigrantes e perseguições que incluíam um exorbitante Imposto sobre Mineiros Estrangeiros, criado para afastá-los da mineração.
Mineiros chineses se estabeleceram na cidade em 1849, após serem expulsos de outro campo de mineração próximo, segundo o site sobre história da região. Originalmente chamado de Camp Washington, logo foi renomeado como Chinese Camp.
Quase 350 outras pessoas foram avisadas para estarem prontas para sair a qualquer momento, declarou um porta-voz do Escritório de Serviços de Emergência do Condado de Tuolumne à CNN na quarta-feira.
O incêndio devastou o equivalente a oito campos de futebol a cada minuto, em média, nas primeiras 10 horas na terça-feira. O fogo havia queimado quase 2.800 hectares até a noite de quarta-feira, com 0% de contenção, segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia.
Não houve relatos de feridos ou mortos no incêndio até a noite de quarta-feira, mas diversas estruturas foram danificadas ou destruídas, relatou um porta-voz da Unidade Tuolumne-Calaveras do Corpo de Bombeiros da Califórnia à CNN.
Cidade histórica
O incêndio destruiu o prédio histórico dos correios da cidade, informou a KCRA, afiliada da CNN, na quarta-feira. Originalmente construído em 1854, o posto de correios — feito de pedra e tijolo — estava em funcionamento até ser queimado, conforme o California State Parks.
Chinese Camp também possui vários prédios abandonados em vários estados de abandono, muitos dos quais foram “recuperados pela natureza com vegetação exuberante”, de acordo com o Visit Tuolumne County. Essa vegetação é uma má notícia em relação ao incêndio destrutivo.
A cidade, que também serviu de cenário para vários filmes, foi adicionada à lista de Marcos Históricos da Califórnia em 1949.
Um raio foi a causa do incêndio que agora assola a cidade histórica, segundo Cal Fire (Corpo de Bombeiros da Califórnia). O incêndio de 6 a 5 graus é um dos mais de uma dúzia de incêndios florestais que irromperam na terça-feira em toda a Califórnia, após tempestades terem provocado milhares de raios no estado.
Muitas dessas tempestades eram secas — tempestades nas quais grande parte da chuva evapora antes de atingir o solo. Como essas produzem pouca chuva, os raios atingem o solo seco com pouca força para evitar que uma faísca se transforme em um incêndio generalizado.
Essas tempestades também produzem rajadas de vento que provocam um comportamento errático do fogo.
Raios provocaram tantos incêndios florestais na terça-feira que o Cal Fire agrupou 22 focos individuais — incluindo o incêndio 6-5 – no Complexo de Relâmpagos de Setembro da Unidade de Controle de Relâmpagos da Cal Fire.
Mais de 600 bombeiros estão alocados no complexo, segundo a Unidade Tuolumne-Calaveras do Corpo de Bombeiros.
Condições climáticas desafiadoras persistirão para as equipes de bombeiros pelo menos até quinta-feira, com tempo seco e temperaturas máximas de 32 °C previstas na área do complexo de incêndios.
Fonte cnnbrasil