A televisão brasileira nasceu na década de 1950 e, desde o início, não demorou para abrir espaço aos desenhos animados, que se tornaram a diversão não reservada apenas para as crianças, mas para todo público. As animações rapidamente se tornaram parte da programação, conquistando a população brasileira que via pela primeira vez nas telinhas uma novidade tecnológica. Esta que, por acaso, chegou antes mesmo da existência de programas infantis com a ‘TV Globinho’ ou ‘Bom Dia & Cia’, que marcaram gerações posteriores.
Não é novidade que ‘O Gato Félix’ foi o pioneiro na exibição do gênero nas televisões, estreando em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos, em 1930. Criado por Otto Messmer e Pat Sullivanque, os episódios acompanhavam as aventuras do felino, que já existia desde 1919 com Feline Follies (“Folias Felinas”), um desenho mudo popular na época.
Após deixar o dorama ‘Positively Yours’, cenas com o ator Yun Ji On serão …
Mas, surge a pergunta: qual foi o primeiro desenho exibido oficialmente no Brasil? Nomes como algum clássico de Walt Disney, ou talvez ‘Os Simpsons’, ‘Tom e Jerry’, ‘Os Flinstones’, são alguns dos títulos que aparecem na discussão devido o sucesso entre os públicos de variadas idades. Entretanto, nenhum deles detém o posto.
AFINAL, QUAL FOI?
A resposta para a questão está, na verdade, ligada à própria história da TV no país, mais precisamente com a inauguração da Rede Tupi, em 19 de setembro de 1950, a primeira emissora do Brasil. Apenas um dia depois da estreia, o público pôde acompanhar o lançamento de uma das mais amadas animações mundialmente: “Pica-Pau.”
Criação dos estadunidenses Walter Lantz e Ben Hardaway em meados de 1940, o personagem surge na onda de sucesso do Pernalonga e Patolino, do Looney Tunes. Os episódios, na época, eram legendados, recebendo sua primeira versão dublada em português apenas em 1957 e permanecendo na grade da extinta emissora até o início da década de 1980.