Como parte da Operação Boiuna, voltada ao combate do garimpo ilegal no rio Madeira, a Polícia Federal iniciou uma investigação para avaliar possíveis casos de contaminação por mercúrio em comunidades ribeirinhas da região.
Um perito da PF está responsável pela coleta de amostras, que serão enviadas ao Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). O material passará por análises detalhadas no setor de perícia da Superintendência da PF em Manaus, a fim de verificar a presença e os níveis de mercúrio no organismo da população afetada.
BALANÇO DAS OPERAÇÕES
As operações Boiuna e Leviatã, conduzidas de forma integrada pelo CCPI Amazônia, já resultaram em um grande impacto contra o garimpo ilegal. Até a última sexta-feira (19), a Polícia Federal contabilizou 270 balsas destruídas no rio Madeira, no trecho compreendido entre Porto Velho (RO) e Manicoré (AM).
As ações, que tiveram início no dia 15 de setembro, representam prejuízos milionários aos garimpeiros e reforçam a estratégia de desarticular a atividade ilegal ao longo da hidrovia.
RONDONIAOVIVO