O Jornalista Vinícius Amaral que faz parte da equipe do Jornal Eletrônico Portal de Rondônia, foi selecionado para um programa de mentoria para receber verba e para receber um fundo de inovação do programa Acelerando a Transformação Digital. O programa, desenvolvido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) em parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e com o apoio do Meta que é dono do Facebook, Instagram e WhatsApp, o projeto é voltado para Jornalistas de todo o Brasil.
O fundador do Jornal Eletrônico Portal de Rondônia, Raildo Sales, destacou a importância desta conquista logo após uma crise causada pela pandemia. “Completamos recentemente 3 anos de existência e a aprovação neste programa vem no momento mais oportuno. Agora é hora de encarar novos desafios e alcançarmos novos públicos nos próximos meses”, explica.
Um comitê do ICFJ selecionou projetos de 80 Jornalistas, que receberão financiamento de até US$2,500 para implementá-los. As propostas foram desenhadas durante a primeira fase do programa, de sessões de treinamentos em temas ligados ao empreendedorismo no jornalismo digital. O valor pode ser usado para desenvolver um projeto, produto ou implementar melhorias de processos em suas organizações.
Segundo o Jornalista Vinícius Amaral, o programa é fundamental para auxiliar profissionais da área que têm realizado um papel fundamental de cidadania no Brasil neste momento. “Participar de um jornal ou manter um veículo sério não é fácil. Receber mentoria e investimento é decisivo para que a gente possa levar o trabalho em frente fazendo jornalismo sério e relevante”, diz ele.
Seleção
O comitê de seleção do ICFJ seguiu uma série de critérios, incluindo a viabilidade da proposta apresentada e como os jornalistas poderiam impulsionar a transformação digital em suas organizações.