Seguindo o que determina o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 – Pnatrans, o Detran Rondônia realiza em todo o Estado ações que envolvem fiscalização e educação. Nesta sexta (8) e sábado (9), a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, conversou com frequentadores de bares e festas de Porto Velho, com o objetivo de conscientizar motoristas quanto a importância de respeitar a lei e dirigir sob influência de alcool.
O diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima, explica que a ação “Motorista Camarada” tem o objetivo de incentivar aqueles que estão na noite se divertindo a escolher entre os amigos, um “camarada” que renuncie a bebida alcoólica para ser o motorista na hora de voltar para casa, e assim conduzir o veículo em segurança, respeitando a legislação.
A atividade de sexta-feira (8) contou com um diferencial, o uso do etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, o aparelho detecta a presença de bebida alcoólica no corpo do indivíduo.
“A realização do teste é uma estratégia de conscientização para os cidadãos que estão ingerindo bebida alcoólica. Ao fazer o teste do etilômetro, muitas pessoas se assustam ao ver o resultado do teor de álcool no organismo. É neste momento que explicamos sobre os efeitos da bebida alcoolica, e convencemos as pessoas a utilizar um transporte alternativo ou um amigo que não tenha bebido para dirigir, garantindo um retorno seguro para casa” – disse o coordenador Carlos Romeu da Silva Junior.
“O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB estabelece como infração gravíssima dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o condutor que desrespeitar a lei, ingerindo pelo menos um copo de cerveja, tem três vezes mais chances de morrer em decorrência de um acidente de trânsito do que um motorista sóbrio. Estamos intensificando as ações educativas de trânsito com o único objetivo de salvar vidas” – disse Ruymar Pereira de Lima.
A ação “Motorista Camarada” realizada neste fim de semana em Porto Velho visitou 36 pontos de festas, com abordagem direta de 2.011 pessoas, e 3.230 pessoas de forma indireta, com uso de microfone.
“Se ao ouvir as orientações sobre a condução segura, as pessoas que se divertem ingerindo bebida alcoólica decidirem buscar uma condução alternativa ou passar a direção para um amigo que não bebeu, atingimos o nosso objetivo de salvar vidas” – analisa o diretor da Dtet.
Fotos: Daiane de Aquino
Fonte: canaldomadeira