Após 33 anos lutando pelos direitos dos outros, chegou a hora de conquistar o seu próprio. Valentina Franco se tornou a primeira advogada trans de Rondônia a ter o nome social incluído na carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Ser mulher não é fácil, mas tornar-se mulher é ainda mais difícil”.
entrega e assinatura do documento foram feitas pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, na última semana. Segundo ele, defender as liberdades é um dos fundamentos da entidade, principalmente quando se trata da vontade de viver quem se é.
Trajetória de vida
Nascida e criada na zona rural de Nova Mamoré (RO), Valentina luta por igualdade e respeito desde criança. Aos 9 anos, brigou para que o ônibus escolar pudesse chegar até onde morava, pois ela, junto a vários colegas, acordava de madrugada e caminhava 5 km até a escola.
Na juventude, decidiu deixar a cidade quando sentiu que sua força e coragem eram necessárias em outras batalhas. Aos 22 anos, chegou a Porto Velho com o sonho de lutar pelos direitos dos rondonienses que, assim como ela, precisavam de voz dentro dos espaços públicos.
Para realizar esse desejo, especializou-se em diversas áreas e atuou em quase todos os campos da advocacia, acumulando experiência e prática em gestão pública. Possui um MBA em Gestão de Instituições Públicas pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e uma especialização em Direito Público, Contratos e Licitações.
Já realizada na carreira profissional, Valentina ainda vivia com o desejo de, como um rio que deságua no mar, seguir sua correnteza natural e alcançar a liberdade que sempre almejou. Aos 33 anos, Valentina Franco externou sua identidade e renasceu como a mulher que sempre foi, mas que escondeu por muito tempo.
Valentina não é a única a conquistar o direito de ter sua verdadeira identidade reconhecida. Em 2022, Dionísio Descry se tornou o primeiro advogado trans de Rondônia a ter o nome social incluído na carteira da OAB.
FONTE: G1 Ro