Com o objetivo de discutir e identificar os principais desafios para as ações de Educação para o Trânsito a diretora geral adjunta do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, Benedita Aparecida Oliveira está participando do Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito – SNT em Palmas – Tocantins. O evento teve início nesta quinta-feira (6) e prossegue nesta sexta-feira (7) e está sendo realizado no Sest/Senat na cidade de Palmas.
Benedita Oliveira responsável pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões de Trânsito – Pnatrans no Estado de Rondônia, conforme Portaria n. 782 de 26 de abril de 2022 destacou a importância do Encontro Regional de Educadores para elaboração da agenda conjunta de ações coordenadas para a educação para o trânsito em âmbito nacional, tendo como base o Pnatrans que prevê redução pelo menos de 50% de mortes e lesões no trânsito até 2030 e afirmou que Rondônia está trabalhando forte para que a meta se torne realidade.
As servidoras do Detran Rondônia Sueli Santana, Nauana Silva dos Santos Holder e Claudiene Dias da Silva que também participam do evento. Claudiene Dias palestrou destacando as ações que são desenvolvidas em Rondônia a exemplo do Programa de Educação Viária é Vital desenvolvido em parceria com a Fundação Mapfre desde 2019 que qualifica professores da rede municipal e estadual de ensino que trabalham como multiplicadores do conhecimento e desenvolvem projetos com os alunos, respeitando a realidade de cada município. O projeto já rendeu vários prêmios para o Estado de Rondônia, destacou a Claudiene Dias.
A diretora adjunta do Detran Rondônia, Benedita Oliveira elogiou a programação do Encontro Regional que abordou temas importantes nas palestras que precisam serem trabalhadas nas ações educativas como “Abordagem ao motociclista e ciclista”, “Elaboração Campanhas Educativas para o Trânsito”, salas de debate, apresentação teatral e simulação de direção em 3D.
“Em Rondônia mais de 50% da frota é formada por motocicleta, motoneta, ciclomotor e triciclo e as vitimas fatais envolvendo esse tipo de veículo representa 65,5% de todos os óbitos do Estado”, afirmou Benedita Oliveira.
A diretora adjunta do Detran Rondônia, disse que criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o art. 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o Pnatrans propõe um desafio para a gestão de trânsito no Brasil e para os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, que é reduzir o índice de mortes no trânsito em 50% até 2030 e que o Governo de Rondônia tem feito a sua parte no sentido de levar segurança no trânsito, mas para que isso se torne realidade é necessário o comprometimento do setor público, iniciativa privada e sociedade, pois o trânsito é responsabilidade de todos, afirmou.
Redação C.M