- Incêndio em Lyon, na França, matou 10 pessoas, sendo cinco crianças e cinco adultos
- Chamas começaram no térreo e se espalharam pelos andares superiores
- Outras 14 pessoas se feriram e foram levadas para hospitais; quatro estão em estado grave
- Cerca de 170 bombeiros atenderam à ocorrência, e dois deles também se machucaram
Incêndio em prédio mata 10 pessoas e deixa 14 feridos na França
JOEL PHILIPPON/EFE/EPA – 16.12.2022
Um incêndio em um prédio de sete andares na cidade de Vaulx-en-Velin, na região de Lyon, no leste da França, matou dez pessoas e deixou 14 feridos no fim da noite de ontem (15).
“Dez pessoas morreram, incluindo cinco crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, (…) num incêndio cujas causas são desconhecidas”, informou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, que manifestou a sua preocupação.
Segundo autoridades locais, quatro pessoas ficaram gravemente feridas no incêndio.
O fogo começou no térreo e se espalhou para os andares superiores, prendendo os moradores em suas casas enquanto a fumaça invadia as áreas comuns, informou os bombeiros.
“Foi terrível”, disse à AFP Mohamed, primo de um morador do quarto andar que conseguiu fugir pela escada com seus dois filhos.
Os vizinhos ouviram gritos e tentaram salvar vidas, segundo depoimentos veiculados pela rede de televisão BFMTV.
As equipes de resgate ainda trabalham, na manhã desta sexta-feira (16), para resgatar feridos em um prédio residencial que pegou fogo em Lyon, na França. Ao menos dez pessoas morreram, incluindo cinco crianças
As autoridades agora tentam determinar as causas do incêndio, de acordo com um porta-voz da prefeitura, que indicou que quase 170 bombeiros foram mobilizados.
A intervenção aconteceu “em condições difíceis”, segundo o ministro do Interior.
Dois bombeiros ficaram levemente feridos, afirmou a prefeitura. A intervenção contou ainda com um importante dispositivo da gendarmeria, confirmou a AFP no local.
Manifestações de solidariedade às vítimas e seus familiares foram publicadas nas redes sociais, no último dia de aula na França antes das férias de Natal e Ano Novo.
“Tristeza pelo trágico incêndio que afetou Vaulx-en-Velin. Expresso meu apoio às vítimas e seus familiares”, tuitou a primeira-ministra francesa Élisabeth Borne.
O incêndio ocorreu no bairro Mas de Taureau, uma área em transformação urbana depois de encarnar por muito tempo a imagem dos subúrbios problemáticos de Lyon.
A metrópole de Lyon lançou no início dos anos 2000 um programa de 100 milhões de euros (106,5 milhões de dólares) para refletir sobre um futuro bairro ecológico, o desenvolvimento do comércio local e dos transportes públicos.
O ministro delegado da Cidade e Habitação, Olivier Klein, deve comparecer ao local pela manhã para discutir a situação com as autoridades, segundo a prefeitura.
com informações r7