Durante a operação denominada “Águas Seguras – Rio Guaporé”, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), uma guarnição da Polícia Militar Ambiental apreendeu armas de fogo e prendeu dois homens por porte ilegal de armas.
A operação ocorreu no dia 23 de agosto de 2024, enquanto a guarnição realizava um patrulhamento fluvial no Rio Guaporé, nas proximidades do Parque Estadual Ilha das Flores. Durante a fiscalização de uma embarcação com três ocupantes, foram encontradas duas armas de fogo em bolsas de pesca.
Uma das armas apreendidas foi uma pistola Glock G25, calibre 380, carregada com 11 munições intactas e encontrada em posse de um dos indivíduos. A outra arma, um revólver Taurus 627, calibre .357 Magnum, estava carregado com sete munições e, junto a ele, foram encontradas mais 42 munições do mesmo calibre, sendo 21 deflagradas.
Os suspeitos informaram à polícia que possuíam o registro das armas e eram Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), mas não apresentaram os documentos no momento da abordagem e não possuíam porte de arma, apenas guias de tráfego especial.
Diante da situação, ambos foram detidos. Um deles foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, e o outro por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, conforme previsto na Lei Federal 10.826/03. Após a lavratura da ocorrência, os indivíduos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Alta Floresta D’Oeste, onde ficaram à disposição das autoridades.
A Polícia Militar Ambiental permanece à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a operação.
Assessoria de comunicação