Como parte da Operação Boiuna que combate garimpos ilegais no rio Madeira, perito da Polícia Federal (PF) iniciou investigação sobre contaminação de mercúrio na população ribeirinha. O material coletado será analisado do Centro de Cooperação Policial Internacional Amazonas para identificar eventuais níveis de contaminação por mercúrio. As análises serão conduzidas pelo setor de perícias na Superintendência das PF em Manaus.
A primeira comunidade visitada foi Democracia, localizada em frente ao município de Manicoré (AM). Dependendo do resultado, outras comunidades serão submetidas aos exames. A medida é para conhecer o possível nível de contaminação por mercúrio para embasar medidas de proteção social e de saúde pública em parceria com os órgãos competentes.
Paralelamente, equipes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho realizaram entrevistas e atendimentos, totalizando 15 registros formais. A ação reforça a colaboração interinstitucional entre os órgãos de segurança na região amazônica.
As informações obtidas contribuirão para a avaliação técnica da exposição da população a contaminantes químicos utilizados nos garimpos de extração de ouro.
A Operação Boiuna acontece em cumprimento a ordem Judicial e abrange a região compreendida dos municípios de Humaitá e Manicoré, no Amazonas. Como grande parte das dragas de garimpo são de rondonienses, parte da operação acontece também entre Humaitá e Porto Velho (RO).
RONDONIAAOVIVO