O Distrito de Santo Antônio do Matupi (Manicoré-AM) no Sul do Amazonas localizado no km 180 da BR-: 230/Transamazônica, entre os municípios de Humaitá e Apuí, vem enfrentando um racionamento de energia elétrica, desde às 00 horas da última quarta-feira 02 de abril.
Com uma população de aproximadamente de 13 há 14 mil habitantes, o km 180 de Matupi, é considerado um distrito em pleno desenvolvimento e pertence ao município de Manicoré (AM), localizado as margens do Rio Madeira.
A suspensão das atividades no fornecimento de energia elétrica segundo a Powertech, responsável por fornecer energia elétrica para Matupi, interior do Amazonas, é necessário para aliviar a sobrecarga do sistema e não causar de vez uma paralisação geral do fornecimento de energia, já que o abastecimento dos motores da Usina Termoelétrica estão operando com pouquíssimo óleo disiel, o que força a paralisação das máquinas da usina à serem desligados de 4 em 4 horas para economizar petróleo.
Em Matupi à energia foi embora às 00 horas e voltou às 04 da manhã, numa duração de 4 horas sem energia. Depois de ter retornada às 04, indo embora às 08 da manhã, ou seja, quatro horas com energia e quatro horas sem energia.
O racionamento está acontecendo por causa da enchente do Rio Madeira e outras vertentes d’água que alagaram parte da BR-230 – Transamazônica, no km 20, depois da balsa sentido distrito de Matupi e Apui. Até o momento não há previsão de quando se restabelecerá à energia elétrica no distrito.
Por/ Edy Lima.
Foto/Maracanã/Ilustrativa.
Associação dos amigos e defensores da Br 319